Fique Ligado

sábado, 13 de dezembro de 2008

Produção de Biocombustíveis

Debate
Na sua opinião, o uso de grãos para a produção de biocombustíveis é uma ameaça à alimentação?

Pergunto ao Leitor : qual a opção preferida , se deslocar num automóvel sem ter o que comer ou se deslocar à pé bem alimentado ?
Creio que 10% do comércio internacional das commodities agrícolas tem que ser disponibilizados aos povos que estão no limite de sobrevivência!
Particularmente , sou à favor da policultura como opção à produção agrícola com menos impacto ao meio-ambiente।
Por que não priorizar a reciclagem dos 50 milhões de óleo vegetal que são consumidos mensalmente na culinária brasileira ?
Abraços à todos !

Opinião enviada por Somel Serip em : http://globoruraltv.globo.com/TVGlobo/Jornalismo/Telejornais/globorural/CDA/tvg_trn_globorural_debate/1,28088,,00.html

Um comentário:

Somel Serip disse...

Olá à Todos !
Monocultura dá nisso !

Besouro bronzeado
09.12.2008

Uma nova praga foi encontrada nas plantações de eucalipto do país. Na região de Botucatu, em São Paulo, os pesquisadores estão estudando a melhor forma de combater o percevejo bronzeado.

O inseto é pequeno e de corpo achatado. É originário da Austrália. As fêmeas depositam em média 60 ovos a cada ciclo reprodutivo. Eles são pretos e ficam agrupados nas folhas do eucalipto. A fase de maturação entre o nascimento das ninfas e a idade adulta dura 35 dias. O percevejo bronzeado suga a seiva das folhas e dos ramos finos.

“Essas folhas bronzeadas elas chegam a secar. Com isso, a planta vai ter uma menor área para fazer a fotossíntese, o que vai retardar o seu crescimento e pode ocasionar também perdas em celulose”, explicou o agrônomo Everton Soleman.

O inseto foi encontrado no país em maio deste ano no Rio Grande do Sul. Um mês depois já estava em São Paulo. Segundo os pesquisadores, por causa do transporte da madeira, a disseminação da praga ocorre pelas estradas.

A praga já foi localizada em 18 municípios paulistas. A primeira área de plantação comercial atingida do Estado fica em Salto de Pirapora, região de Sorocaba. Pesquisas mostraram que de 10 variedades de eucalipto, cinco são as mais atacadas. Como a praga é recente, os métodos de controle ainda estão em estudo.

“Apesar de já ter sido detectado na África do Sul em 2004 e na Argentina em 2005. Nós não temos nenhum trabalho feito no exterior com a parte de controle. Nós estamos começando a fazer os primeiros testes com controle biológico e inseticidas biológicos à base de fungos”, afirmou o Agrônomo Carlos Frederico Wilcken.

Por se tratar de uma praga ainda em estudo, também não há recomendação de nenhum tipo de controle químico para as plantações.

( Fonte : Edições Diárias do Globo Rural )
Abraços à todos !
Somel Serip .

Honrado Com a Sua Presença‼



Somel Serip


OBRIGADO POR SUA VISITA !
ESPERO QUE VOCÊ TENHA GOSTADO E SEMPRE VOLTE PARA COMPARTILHAR DESTE ESPAÇO E CONSIDERA-LO SEU TAMBÉM !

ABRAÇOS À TODOS !
SOMEL SERIP.